sábado, 3 de novembro de 2018

RETROTOPIA

" Na época da Ditaduras, tínhamos mais segurança. A cartilha Caminho Suave é que alfabetizava. O ensino era bom antes. Minha mãe só tinha a quarta série e sabia fazer várias contas de Matemática"
Frases assim são corriqueiras na atualidade, e pelo que parece ainda ecoarão por muito tempo em nossos ouvidos.
Se colocando muito mais como um "cientista social" do que como alguém que vai emitir um juízo de valor sobre essas questões, parece  que existe um esgotamento  por parte da sociedade em geral em relação aos grandes temas da Humanidade.
Não temos mais paciência com as promessas surradas dos mesmos políticos, a educação continua a patinar nos mesmos erros, o mundo nos cansa. Queremos algo simples, que resolva nossas questões mais importantes, mesmo porque o que temos hoje é a certeza do agora. Viver no Agora já não é mais algo transcendental e libertador como nos propõem o livro com o mesmo nome O poder do Agora de Eckhart Tolle, onde a postura de perceber-se no momento atual nos liberta dos condicionamentos de viver sempre pensando no passado ou no futuro, deixando portanto de viver. Não há opções. Estamos presos no agora, em função de que não há como planejar um futuro , afinal temos que SOBREVIVER. Os empregos já não duram uma vida, mas alguns anos ou meses, os relacionamentos igualmente estão líquidos, troca-se de companheiro(a) como quem troca de roupa. De fato vivemos tempos líquidos como nos ensina Bauman.
Citando o , há um outro conceito bastante interessante que também é trabalhado pelo autor. Trata-se da RETROTOPIA.
Acredito que a maioria conhece o livro de Thomas Morus intitulado a Utopia onde os utopinianos vivem em uma sociedade organizada de maneira que não existem desigualdades sociais, onde o ouro e a prata são ignorados, enfim um mundo idealizado. UM lugar imaginário.
Também estamos familiarizados com o termo Distopia, que diferente da Utopia afigura-se em uma sociedade onde existe grande opressão, embora também por outro lado exista um ambiente cercado por tecnologia. Exemplos Jogos Vorazes, Divergente, O Guardador de Memórias, nos dão uma noção do que realmente se passa nessas sociedades e em muitos casos podemos até fazer comparações com o momento atual em que vivemos.
A RETROTOPIA é um conceito trabalhado por Zigmund Bauman em seu livro póstumo. Quer dizer, em linhas gerais, que ´nas últimas décadas os seres humanos estão buscando reviver velhos pensamentos, ideias, conceitos, como se voltar as práticas políticas, a pensamentos filosóficos a ideias que deram certo , pudesse de forma mágica resolver a maioria dos nossos problemas.
Tínhamos com o advento do Iluminismo uma proposta positiva de progresso, compreendendo que o Homem conseguiria vencer suas dificuldades, sobrepor-se a ignorância e que caminharíamos todos de mãos dadas para um futuro brilhante. Sofremos todos um grande abalo com as duas Grandes guerras. 
Apesar de conseguirmos vencer o fascismo e o nazismo nas décadas de 20 e 30 um sabor amargo permaneceu . Após a vitória dos aliados,agora era preciso dar conta de algo tão sombrio como as duas outras teorias do ódio. O Comunismo.
Porém no fim da década de 1980 tivemos a queda do Muro de Berlim , o socialismo se esfacelou, decretou-se o Fim da História. 
Tudo indicava que iriamos finalmente avançar. Uma Nova Ordem Mundial se estabeleceu, a globalização prometia um novo período de Progresso a Humanidade.
Infelizmente , passadas duas décadas, novamente os ânimos se esfriaram, pois o que vimos foi uma acumulação gigantesca de capitais nas mãos das empresas, um esvaziamento do Estado, e as crises econômicas cada vez mais destrutivas.
Talvez isso tenha causado um saturamento nas pessoas, cansadas de buscar pelo progresso.tentam enxergar no passado momentos que foram bons e tentar resgatar esses momentos.
O retorno ao autoritarismo, a uma moral mais severa, a ideias e conceitos que eram considerados ultrapassados, como por exemplo a ideia da Terra Plano, ou o medo das vacinas.
Não sabemos ao certo quanto tempo durará essa onda de conservadorismo que tomou conta do mundo, mas ao que parece ela ainda durará muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FESTA JUNINA!

Ontem fui ao arraial de Lajeado, fazia um tempo que não ia ver as quadrilhas dançarem nas festas juninas. O povo do norte e nordeste brasile...