sábado, 3 de novembro de 2018

EDUCARE E EDUCERE

A educação sempre foi um dos projetos mais importantes da Humanidade, embora também muito negligenciado por fatores diversos. Na Antiguidade educava-se em casa, pelos pais ou mais velhos. Foi somente após a Revolução Francesa que o Ensino Público obrigatório  se tornou realidade, embora haviam muitas pessoas que entendessem que isso nem era tão importante. A própria Igreja católica desestimulava seus fiéis á leitura   entendendo que a Bíblia somente podia ser interpretada pelo Papa. Nesse sentido os protestantes foram muito importantes, Lutero sempre valorizou a alfabetização, pois quanto mais pessoas lessem mais a Bíblia seria divulgada.
Também é fundamental definir o que cada um entende por educar. Não basta apenas saber ler e escrever, é necessário que isso sirva á práticas diárias. De que me serve uma ferramenta se eu não consigo entender qual a sua função?
Assim alguns entendem que educar é somente orientar os alunos a conquistarem seus objetivos, a desenvolverem-se moralmente serem bons cidadãos ou terem aptidão para o trabalho.
Por muito tempo aceitou -se a tese do filósofo inglês John Locke a qual dizia que nascemos tábulas brancas, nada existe em nosso sistema cognitivo portanto é necessário "encher a cabeça do aluno" com o conhecimento que os adultos tem. Por esse viés , as crianças nada sabem e precisam inteiramente da mediação dos adultos.
Até pouco tempo eram comuns aulas somente expositivas, onde os professores únicos detentores do saber, ficavam a vontade para orientar os alunos ao caminho que acreditavam ser mais correto. 
Paulo Freire educador brasileiro usou o conceito de educação bancária para ensinar que nossos alunos sentavam-se e apenas ouviam, não existia nenhum tipo de interação entre professor e aluno.
Mas as ideias foram mudando . Já na época de 30 a chamada Escola Nova pensava o aluno como alguém ativo, que participa da construção do conhecimento. Essas ideias eram baseadas nas obras de John Dewey pensador americano.
Mais tarde Piaget irá revolucionar a concepção de ensinar e aprender quando propõem suas ideias a respeito de como ocorre o aprendizado dentro da mente das crianças. Importante frisar que Piaget não criou uma teoria pedagógica, isso veio acontecer mais tarde com os estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky  a respeito da maneira como as crianças constroem o conhecimento. 
Também existe uma outra maneira de entender educação, ou seja não é apenas orientar, instruir, mas principalmente CONDUZIR PARA FORA.
Fora de onde? Das nossas próprias impressões e percepções daquilo que entendemos saber do mundo, das bolhas em que vivemos.
Claro que não podemos entender esse conceito como o enxergava Platão que postulava existir dois mundos, um das aparências e outro das ideias perfeitas. Assim, em determinado momento  da existência estivemos nesse mundo perfeito e essas ideias ficaram gravadas em nossas memórias. Mas ao retornar para esse plano terminamos por esquecer .
Assim, a função do educador ou filósofo , seria  trazer a tona as memórias esquecidas, o que ficou conhecido como teoria das reminiscências. 
Porém temos a Psicanálise que nos trás o conceito de inconsciente, e alargando mais a concepção teríamos até mesmo o inconsciente coletivo, com os arquétipos de Jung. Pode-se argumentar que a Ciência não considera verdadeiramente científicas essas teses, mas séculos de prática psicológica nos faz pensar que é possível despertar possibilidades adormecidas nas pessoas.
Certamente que é fundamental a mediação da Cultura em todo esse processo, afinal para só lembrarmos crianças lobos encontradas na Índia no início dos anos 20 demonstraram que se deixado sozinho o ser humano não se desenvolve. 
Portanto educar nesse sentido é, através da mediação com seus alunos, com as pessoas, despertar o que há de melhor nelas, sendo que muitas vezes elas estão indiferentes as suas potencialidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FESTA JUNINA!

Ontem fui ao arraial de Lajeado, fazia um tempo que não ia ver as quadrilhas dançarem nas festas juninas. O povo do norte e nordeste brasile...