segunda-feira, 28 de março de 2016

O QUE ESTÁ ALÉM DO MURO?

Tenho acompanhado pelo cinema a série Divergente,que é a história de um mundo distópico onde a sociedade foi dividida em diversas facções, como por exemplo a Abnegação, a Audácia, a Amizade, e cada pessoa se "encaixa" a essa estrutura social. Isso normalmente ocorre em um rito de passagem onde o adolescente através de diversos desafios vai percebendo tendências que o farão escolher essa ou aquela facção. Mas há um problema.: Alguns, por não se saber exatamente o motivo, terminam por ter características de várias facções: São os considerados divergentes, e um modelo de perigo para a sociedade por isso combatidos. A história vai caminhando e nos dando novos insights sobre aquele modelo de convivência. No atual filme , lançado agora em Março de 2016, Convergente, Cris, Quatro e seus amigos, descontentes com o rumo de que a revolução estava acontecendo, decidem descobrir,o que há por trás de um muro que separa a cidade de Chicago de um outro ambiente,para eles desconhecido.
 É claro que é apenas uma história, brilhantemente escrita por Verônica Roth  mas podemos dizer que em nossa vida há muitos muros alguns criamos com nossas atitudes, com nossa falta de conhecimento. Outros nos são dados, nascemos e eles já estão ai e muitas vezes nos acostumamos tanto com eles, que nos conformamos com a visão que ele nos permite ter.
No entanto,algumas pessoas vão se sentindo insatisfeitas com aquela visão, as vezes distorcida, míope
da realidade, e vai crescendo nelas uma grande insatisfação, sendo essa motivo muitas vezes de uma busca, de uma nova visão.
Comigo aconteceu exatamente isso. Houve um momento em que tudo o que via me incomodava,porque algo dentro de mim me dizia que não era apenas aquilo, que existia muito mais conteúdo do que aparentemente eu estava acostumado a perceber... Era preciso começar a ler nas entrelinhas, perceber o não dito, despertar uma sensibilidade para o mundo e para a vida.
O filósofo indiano Krishnamurti nos coloca essa questão de uma forma totalmente diferente e nova.
A verdade é uma terra sem caminhos, não existe uma Verdade pronta, não existe mestres e gurus e autoridades  que possam te mostrar o que há do outro lado do muro. Você tem que fazer esse caminho, você precisa ser seu mestre e sua única autoridade.  O que há por trás do muro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FESTA JUNINA!

Ontem fui ao arraial de Lajeado, fazia um tempo que não ia ver as quadrilhas dançarem nas festas juninas. O povo do norte e nordeste brasile...