terça-feira, 16 de setembro de 2014

OS QUATRO PILARES DO SER!

Tive o prazer de assistir  alguns dias atrás o filme " Tudo por um sonho" Trata-se da história  real de um menino que se tornou um grande surfista, mas morreu precocemente aos 22 anos, Um dos diálogos do filme que gostei , se passa, quando o jovem escolhe um mentor, uma pessoa que era muito boa no surfe para ensiná-lo. O treinador lhe diz que fará os exercícios baseados em 4 pilares; Sua vida física, mental,emocional e espiritual. 
A parte  física é muito importante para a nossa existência, pois é o veículo das vontades e desejos de nosso espírito. Sem um corpo saudável, fica díficil pensar em alegria , contentamento, viver uma vida equilibrada. Fazer exercícios diários é fundamental.
Mas o físico é apenas uma "parte" do que somos constituídos. Temos também noss esfera  mental, que é onde se formam nossos pensamentos, a maneira como vemos e entendemos o mundo. Se tivermos uma mente equilibrada, com bons pensamentos, com uma maneira adequada de interpretar a vida e seus desafios, teremos saúde ,mental. Caso contrário, viveremos em contínuo tormento, sendo perseguidos por maus pensamentos, que gerarao maus sentimentos, que por fim se transformarão em comportamentos  destrutivos.
De que forma posso trabalhar meu mundo mental? Através de exercícios de visualização. de pensamentos positivos, de leituras de bons livros, assistindo filmes de qualidade.

De igual importância nossas emoções, que são as responsáveis por dar sentido e colorido a nossa existência. Uma vida sem emoções, com certeza seria um mundo tedioso, sem desafios, sem adrenalina. Apesar de quase todos os livros conclamarem que somos seres racionais, isto é apernas uma parte da verdade.
Realmente temos em nós essa centelha da razão, mas a grande maioria de nossos comportamentos é de caráter emocional: somos seres de sentimentos. 
Se não há equilíbrio em minhas emoções, com certeza terei uma vida pobre de relacionamentos .
Ter consciência da importância de investir em sua dimensão emocional é fundamental para uma vida de qualidade. ´Lembro me de uma música já bem antiga que dizia mais ou menos assim" É como a flor, de água ar luz e calor , o amor precisa para viver... de emoção e de alegria e tem que regar todo dia" 
Assim, quando compreendo que preciso "regar" minha vida emocional com bons relacionamentos, com sentimentos positivos , empatia, estou colaborando para a excelência dentro de mim.
Para finalizar , não posso deixar de falar do nível espiritual. A filosofa americana Dana Zohar lançou alguns anos, o livro "Inteligência espiritual". Nele, a autora teoriza sobre o fato de que entre tantas inteligências existentes no homem, a inteligência espiritual é uma das mais importantes, pois abre portas para outros níveis de percepção.
Enfim , estamos inseridos em várias dimensões, apesar de termos morada dentro de apenas um corpo. Existimos como mente, emoção, razão, espiritualidade em uma Unidade. Somos apenas UM, mas há um espectro de dimensões em nós, e todas elas precisam ser equilibradas para que possamos viver de uma maneira especial neste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FESTA JUNINA!

Ontem fui ao arraial de Lajeado, fazia um tempo que não ia ver as quadrilhas dançarem nas festas juninas. O povo do norte e nordeste brasile...