sábado, 13 de setembro de 2014

DEUS E O CÉREBRO

A ideia de Deus é antiga na Humanidade,  Segundo  pesquisadores data da época do Paleolítico ou pedra lascada ( Período da pré história, cerca de 2,5 milhões de anos antes de Cristo.) Há muitas teorias sobre a origem do sentimento religioso dentro do homem. Estudiosos acreditam que o ser humano ao se sentir pequeno diante da grandeza do Universo e das Forças da Natureza teria forjado a ideia de um Deus protetor a fim de conseguir harmonizar sua mente. 
Freud em Futuro de uma ilusão , observa que a religião foi criada pela civilização, a fim de domesticar os instintos humanos, de maneira que não houvesse uma destruição da espécie por conta dos desejos e instintos do homem.
A Bíblia, conjunto de livros escritos por homens inspirados por Deus, na perspectiva dos cristãos, ensina que Ele criou o mundo e o ser humano e todas as demais coisas, portanto o homem é uma criatura de Deus.
Mas o que a ciência teria a dizer sobre a espiritualidade?
É certo que a teoria da Evolução, a psicanálise e a teoria de Copérnico que tirou a Terra do centro do Universo, enquanto ciência, abalaram seriamente os pilares da fé. Ao propor que o homem seria produto de uma série de evoluções, principiando de uma pequena célula e perpassando os diversos reinos da Natureza, inclusive o animal, Darwin recoloca o homem dentro da Natureza. Freud com a psicanálise demonstra que nós somos criaturas de desejo, com tendências e instintos perversos. Copérnico tira a aura da criação, pois naquele momento a Terra seria apenas mais um dos planetas que circundam o sol.
É claro que tudo isso abalou a autoestima da raça humana, e certamente muitos pensadores aproveitaram para tecer teorias contrárias a existência de Deus.
No entanto, temos visto ultimamente uma tentativa de reaproximação entre ciência e espiritualidade. 
Físicos como Fritjof Capra, Amit Goswani e muitos outros pensadores, tem se debruçado sobre a importância da espiritualidade na vida das pessoas.
A Discovery Science em um de seus documentários intitulado "Os Mistérios da mente" mostrou uma pesquisa feita por um cientista que mapeou através da ressonância magnética o cérebro de várias pessoas enquanto oravam ou meditavam. Aqueles que oravam tinham partes de seu cérebro como os lobos centrais, a região da fala, "iluminados", O cérebro reagia a oração da mesma forma do que quando  duas pessoas conversam. Então inferiu-se que para o cérebro, quando você ora, realmente está acontecendo uma conversa entre você e Deus. 
Outras pesquisas tem mostrado que a oração provoca a liberação de substâncias benéficas no cérebro como a dopamina e as endorfinas, o que favoreceria a cura de muitas doenças.
Podemos deduzir então que Deus seria uma criação humana? 
Ou então Deus estaria dentro de nós, em nossa biologia, em nossa psique , como na Bíblia é ensinado por Jesus " O reino de Deus está dentro de nós"
Seja qual for sua interpretação, parece quer o mais importante é perceber os benefícios da espiritualidade para a vida de todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FESTA JUNINA!

Ontem fui ao arraial de Lajeado, fazia um tempo que não ia ver as quadrilhas dançarem nas festas juninas. O povo do norte e nordeste brasile...