segunda-feira, 16 de julho de 2018

GUERRA INFINITA

Guerra Infinita não foi apenas um filme de ação e aventura. Claro que teve tudo isso, e muito, mas também conseguiu nos levar algumas reflexões interessantes.
Talvez a maioria tenha apenas se divertido com a intensa luta entre  os Vingadores e o vilão Thanos, mas por mais que eu tente, sempre tento enxergar algo além do simples quebra quebra.
Thanos me impressionou pela sua força, seus poderes, a execução de seus planos, a busca e a captura de todas as jóias do Infinito que o tornaram um Ser indestrutível praticamente.
Mas além de todo esse poder é possível enxergar dentro do anti-herói, por meio de suas atitudes, dos conflitos que vão surgindo no desenrolar da trama algo que poderíamos chamar de "humano"
Pode se perceber por exemplo, na questão da ideia que o vilão tem a respeito da vida nos mundos, entendendo que era preciso diminuir ao máximo o número de habitantes dos planetas, a fim de se produzir uma vida com mais qualidade. Raciocínio malthusiano puro, mas que tem uma grande lógica , afinal todos sabemos que a superpopulação dentro de um mundo finito, com recursos finitos e ainda por cima, dominado por Países com alta tecnologia que não cederão suas vantagens.
O que podemos antever de tudo isso que acontece hoje é somente guerra, porque a percepção dos povos é que discursos humanitários, utopias que ensinam as pessoas a sonhar com um mundo mais justo, mais igual mais possível, nunca se concretizaram. E o passado nos ensina igualmente que foram esses momentos de intensificação dos conflitos, dos interesses, da busca por novas terras, comércio , levou a Humanidade a duas Grandes Guerras.
Thanos pensava parecido, ele entendia que o seu Universo não conseguiria ser belo, próspero e possível com muitas pessoas. Por isso ele tinha umas ideologia que legitimativa toda a sua violência.
Também podemos ver a face humana de Thanos quando ele salva a pequena menina da morte e em um gesto afetivo a resguarda de todos os males tomando - a como filha.
E essa situação se torna um grande conflito dentro do seu coração, ( se é que ele tinha um rs) quando precisa escolher entre a vida da jovem e  o sucesso em sua busca pelas jóias do infinito.
Enfim, num estalar de dedos tudo pareceu estar definido, arranjado , solucionado.
No entanto, no final da película vimos um Thanos, olhando para o vazio, talvez indagando. TERIA VALIDO A PENA?

Um comentário:

  1. Gostei muito!! Parabéns pela reflexão.. em um filme de ação se pode perceber um lado de reflexão!!! Será que valeu a pena?

    ResponderExcluir

FESTA JUNINA!

Ontem fui ao arraial de Lajeado, fazia um tempo que não ia ver as quadrilhas dançarem nas festas juninas. O povo do norte e nordeste brasile...