sábado, 31 de outubro de 2015

PENSAMENTO MATEMÁTICO

Pitágoras foi um dos mais importantes filósofos pré socráticos. Desenvolveu uma filosofia onde,  explicava  que a essência do Universo eram os números. É muito conhecido entre nós o Teorema de Pitágoras com várias aplicações em nosso dia a dia. Platão também acreditava que a matemática era a linguagem do Universo.
Para infelicidade dos mais antigos, ao qual me incluo, a disciplina de Matemática era muito árida, com fórmulas, conceitos, e sem aplicação concreta para a vida. Por isso, podemos afirmar que uma grande parte da população não gosta da disciplina, ou tem muita dificuldade de colocar em prática seus princípios. Há um livro ,Na escola zero na vida dez Autor: CARRAHER, TEREZINHA NUNESAutor: CARRAHER, AVID WILLIAMAutor: SCHLIEMANN, ANALUCIA  onde os autores analisam a vida de muitos jovens, alguns feirantes que se utilizam da matemática em vários níveis para sua sobrevivência e demonstram o quanto essa disciplina esteve distante das pessoas.
Isso tem mudado nos últimos anos, e a escola tem procurado produzir um conhecimento matemático ligado as questões da realidade, e até mesmo o ENEM que é a porta de entrada para as Universidades públicas, adota em suas avaliações conceitos matemáticos ligados a existência , a fatos corriqueiros, valorizando o processo e não apenas os resultados.
Poderíamos até extrapolar esses conceitos matemáticos, num pensar matemático no agir, utilizando-se de estratégias da disciplina para tomar decisões pessoais que influenciem os resultados que obtemos em nossas vidas. Como exemplo, a probabilidade pode ser usado na tomada de decisões, assim como a análise combinatória. Tudo depende de como compreendemos e aplicamos o conceito.
Precisamos de pessoas que façam a transposição desses conhecimentos científicos, para a linguagem popular a fim de que possamos superar o senso comum e a simples opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário