terça-feira, 12 de maio de 2020

QUARENTENA


Qual narrativa usar para explicar essa pandemia, que trouxe uma quarentena e um distanciamento social profundos?
Estamos em plena ascensão das ideias religiosas em nosso País. O Brasil vive há alguns anos o florescimento de igrejas neopentecostais que foram "comendo pelas beiradas" ou seja, enquanto o Estado se recusava a dar suporte aos pobres da periferia os pastores com seus milhões de obreiros entravam nas casas e lares dos brasileiros e de forma bastante sutil foram implantando a visão de mundo que privilegia à crença a qualquer outra explicação da realidade.
Portanto essa pandemia é uma maneira que Deus tem de castigar os seres humanos  pelos seus pecados; No Brasil , diante do Carnaval o que dizer?
Outros em menor número usariam a ideia do aquecimento global,  desequilíbrio dos sistemas ecológicos provocada por um consumismo e por resíduos industriais que poluem os oceanos, aquecem o Planeta mudando o comportamento das correntes oceânicas, influenciando no clima , ciclo das chuvas, o que produziria um desequilíbrio ambiental favorecendo o aparecimento de vírus e sua inserção em ambientes humanos.
Pode-se simplesmente apelar para o acaso, afinal nem tudo precisa ser regido pela causalidade.
Quem sabe os espiritualistas diriam que os seres humanos estão vibrando num patamar que permite o aparecimento de doenças e epidemias.
Quaisquer que sejam as explicações as narrativas , nenhuma delas pode dar conta do sentimento de apequenamento diante da Vida. 
Planos, estratégias, visão de futuro, tudo isso precisou ser adiado e até engavetado e sabe-se lá como sairemos dessa situação, porque primeiro precisamos não ser vítimas do própiro vírus.
É célebre a frase " Crise é oportunidade", porém o que percebemos é que a Humanidade sairá dessa crise muito mais frágil, com poucos empregos, afinal os trabalhadores já estavam perdendo suas vagas para a automação e a Inteligência artificial
Da mesma forma, aqueles que ainda tinham empregos terão que se adaptar a um novo tempo, com a tecnologia ditando as regras, com a criação de home offices e menos ocupação 
Certamente sempre existem aqueles que ganharão com tudo isso, mas já são setores que estavam há anos em um estágio mais avançado, principalmente gigantes como Google, Amazon e outras empresas de tecnologia,
Será que conseguiremos nos reinventar?

terça-feira, 5 de maio de 2020

A REALIDADE DE MADHU

  • Sci-fi de ótima qualidade da autora Melissa Tobias. A realidade de Madhu tem trama envolvente, história bem pensada, além de nos prender na leitura com personagens bem construídos. Madhu tinha a missão de trazer uma nova realidade ao mundo, uma síntese entre a Realidade da Fonte, origem de todos os seres, e a Realidade Virtual criada por Lucifer. Para isso precisaria fazer um auto sacrifício em um templo submerso no grande lago de Titicaca no Peru. Ao unir seu DNA com o DNA da mãe Terra, a Terceira Realidade, a síntese entre a dualidade existente, transformaria a Terra e os seres humanos trazendo a Paz. Próximo à página 120 há o trecho que diz " Em 2020 uma pandemia, matou 3 bilhões de pessoas na Terra. Era um vírus psicossomático que infectava pessoas com baixa vibração, que não tinham a consciência do amor ao próximo". Um livro fantástico, que além da história cria um repertório cultural muito bom no leitor, porque na obra existem diversas referências a cultura ocidental, aos sumérios e principalmente a Índia. Recheado de conceitos de espíritualidade indiana. Ótima leitura para os tempos atuais!!!

Shakespeare e a BIBLIOTERAPIA!