O método socrático tinha por objetivo, retirar de dentro da pessoa, um conhecimento que ela já tinha. O pressuposto dessa ideia era de que todos nós já nascemos prontos, mas no decorrer da vida nos esquecemos disto e portanto Sócrates com seu método traria de volta, ou restauraria, nosso verdadeiro conhecimento.
Há diversas teorias que pensam a mente humana de várias maneiras. Uma delas era a tábula rasa que era defendida por um filósofo chamado John Locke que acreditava ser a mente um simples depósito de ideias, ou seja um espaço vazio, onde as pessoas que detinham o conhecimento simplesmente encheriam , dentro do processo de aprendizado. Já os inatistas, onde podemos incluir Platão, acreditavam que a mente já vinha com ideias, com saberes embutidos em seu interior, por isto era importante a prática do diálogo, do esclarecimento.
De certa forma essa discussão ainda continua hoje, com as várias teorias pedagógicas, mas não me estenderei nesse assunto agora.
Eu enxergo o ser humano como dotado de uma grande sabedoria e inteligência, que traz sim, dentro de si muitos tesouros que precisam ser descobertos. Infelizmente nossa educação atual não favorece muito a descoberta desses tesouros, preferindo embutir em nossas crianças receitas prontas, logicamente vindo de um sistema e uma elite que querem preservar o status quo.
Não posso prever nosso futuro, afinal não tenho esse dom, mas antevejo uma sociedade extremamente excludente que visa um pensamento único, que tem o discurso do multiculturalismo, das diferenças, mas que opera nas pessoas o consumismo, que induz ao comodismo e a satisfação efêmera, uma barganha onde o indivíduo em troca de tecnologias modernas, suspende seu senso crítico suas aspirações mais profundas
Existem resistências, mas infelizmente há muita divisão e dubiedades que nos impedem de ver um objetivo comum!!!