sábado, 3 de novembro de 2018

MITO OU FENÔMENO?

O que é um Mito? Se lançarmos a pergunta no buscador do Google as respostas serão relacionadas a histórias fantásticas, lendas dos grandes feitos épicos de heróis na Antiguidade e que de certa maneira trazem algum fundo de verdade.
Por outro lado, fenômeno é todo fato "observável". mas são fatos especiais que demandam mais atenção, que precisam ser estudados com regras , através do método   científico. Claro que na linguagem coloquial fenômeno simboliza alguém com talentos acima da média como por exemplo Ronaldinho o "fenômeno" 
Nas últimas eleições tornou-se comum chamar Bolsonaro, o capitão reformado do Exército Brasileiro  que alias se tornou o novo Presidente de Brasil de "Mito".
Guardada as devidas proporções, certamente não existe como comparar Bolsonaro a um mito, no sentido que damos a palavra, pois isso envolveria feitos de grandiosidade épica que sabemos que o nosso Presidente, muito embora um homem correto e trabalhador não o tem.
Porém não há como negar que o capitão é um fenômeno social, porque destoou de todas as outras campanhas presidenciais anteriores, seja no discurso, ou mesmo na maneira como conduziu sua campanha política.
Com muita inteligência, e sem dúvida com a assessoria de pessoas altamente profissionais na área de Marketing e psicologia de massas, Bolsonaro serviu-se de um discurso DURO, criando a FIGURA DE UM INIMIGO COMUM  a ser enfrentado pelo povo brasileiro : O PT e a corrupção, que era culpa do PT ( os dois termos se retroalimentavam)
Apoiado por uma onda conservadora que não é apenas brasileira , mas mundial, e usando técnicas como a do Presidente Trump, catalisou para a sua campanha o voto de milhões de insatisfeitos.
Muito importante foi também a noção de que a sociedade brasileira é extremamente conservadora ( meses antes havia saído uma pesquisa nos jornais atentando para o fato) e esse conservadorismo estava mais relacionado as parcelas mais pobres da população brasileira . Sabendo disso, sua equipe endossou o tripe das reivindicações nas ruas: Moralismo, luta contra o PT e a corrupção e religiosidade.
Uma aliança com pastores influentes , das maiores Igrejas brasileiras como Assembléia de Deus, Quadrangular e Universal, promoveram um crescimento exponencial na reta final de campanha.
Não se pode esquecer também a estratégia do uso das redes sociais. Emulando quem sabe o que já havia acontecido em Hillary Clínton e Trump e a decisiva participação das redes sociais na eleição do americano a Casa Branca, Bolsonaro utilizou-se de forma bastante inteligente das redes, inclusive desbancando jornais como a Folha e o Globo.
Enfim, essa campanha política deverá ainda ser objeto de muitos estudos e o fenômeno Bolsonaro também.

3 comentários:

  1. Resumo o qual eu entendi.
    Mito em nosso meio se destaca como algo fantástico de grandes feitos, também podemos destacar como algo que não é verdade (como por exemplo algo que dizem ser mas não é, é mito, falso)

    Fenomeno são fatos especiais que acontecem ou aconteceram, são fato o qual a nossa atenção é clara e surpreendente em relação ao acontecido.



    Aluna: Sofia Laura de Oliveira Cotrin Patrício
    6 SÉRIE

    ResponderExcluir
  2. Resumo que eu entendi
    Mito em nosso meio significa fantástico de grandes feitos, também algo que não é verdade ( como algo que dizem que é verdade mas não é verdade ou seja falso )

    Fenomeno são fatos especiais que acontecem ou aconteceram , fato qual nossa atenção é surpreendente em relação ao acontecer .

    ResponderExcluir
  3. Muito bom este,faz a gente pensar nas coisas de outra forma,e criar um conceito melhor sobre tudo(Vitória Giraldi-9°a)

    ResponderExcluir

FESTA JUNINA!

Ontem fui ao arraial de Lajeado, fazia um tempo que não ia ver as quadrilhas dançarem nas festas juninas. O povo do norte e nordeste brasile...