terça-feira, 3 de julho de 2018

PARECE SURREAL... MAS É REAL!!!


Meu primeiro contato com a epilepsia aconteceu na escola e confesso que fiquei bastante assustado. Era algo novo para mim, também era bastante jovem. Mas um rapaz estava no chão em convulsões, e as pessoas ali ao redor sem saber muito bem o que fazer. Aos poucos fui conhecendo mais sobre a sintomologia e descobri que egípcios e sumérios a mais de 3000 anos já falavam sobre a questão. 
E muitos entendiam os sintomas como uma possessão por espíritos, o que talvez tenha dado sentido a origem da palavra " ser possuído, ser apanhado de repente"
Depois em leituras entendi o fenômeno pela química cerebral: Era como se em determinado momento ocorresse uma TEMPESTADE NO CÉREBRO, onde todas as sinapses acontecessem ao mesmo TEMPO.
A medicina avançou bastante no tratamento, embora ainda se tomem remédios para controle, em muitos casos existe uma operação que SEPARA OS DOIS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS, ligados por um FEIXE DE NERVOS CHAMADO CORPO CALOSO. Esses nervos fazem a comunicação entre os dois hemisférios, e quando se corta essa comunicação DE CERTA MANEIRA A PESSOA PASSA A TER DOIS CÉREBROS.
E os neurocientistas foram percebendo situações interessantes: Cada HEMISFÉRIO passava a ter sua PRÓPRIA CONSCIÊNCIA. Dava-se um comando ao Hemisfério esquerdo que respondia de uma maneira, mas o DIREITO TINHA OUTRA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO. Perguntava-se ao HEMISFÉRIO ESQUERDO O QUE QUERIA SER : " Advogado, era a resposta. Mas o Direito dizia : Desenhista. Pessoas que tiveram algum tipo de distúrbio em relação aos hemisférios: por exemplo, pedia-se ao marido, via hemisfério esquerdo para cumprimentar a mulher.... a mão direita controlada pelo hemisfério esquerdo acionava os músculos para exercer o cumprimento, mas a mão esquerda comandada pelo direito, queria dar um soco .
As pesquisas avançam e nos fazem questionar ... existe um Eu que comanda, ou na verdade existem muitas consciências dentro do nosso cérebro? E se o meu hemisfério esquerdo, analítico , racional quisesse ser Ateu, mas o meu hemisfério direito espiritualista , criativo optasse por ser Budista? Como as Religiões trabalhariam com a questão... No Cristianismo, como salvar "meia pessoa" quando em hipótese um hemisfério aceitar Jesus e outro não? Parece surreal, mas são pesquisas já de algumas décadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FESTA JUNINA!

Ontem fui ao arraial de Lajeado, fazia um tempo que não ia ver as quadrilhas dançarem nas festas juninas. O povo do norte e nordeste brasile...