sexta-feira, 1 de abril de 2016

SOMOS TODOS MUITO BONS

O psicólogo Willian James afirma que uma das necessidades mais importantes para o ser humano é ser apreciado. Creio que isso tem início quando ainda estamos nos formando como seres humanos, e pais procuram forjar em nós a melhor imagem possível que teremos no futuro. Nessa tenra idade, somos mimados ao extremo( salvo exceções) e tudo que fazemos normalmente é elogiado pelos progenitores e mesmo nossos fracassos são minimizados.
Certamente isso cria um ego extremamente exigente por aceitação, e muito frágil em relação a crítica, frustrações e opiniões contrárias aquilo que acreditamos.
Nossa cultura também inflaciona nosso eu, ao afirmar que somos a coroa da criação, imagem e semelhança de Deus,  o que talvez seja a origem da nossa pretensa arrogância em dominar e explorar a Natureza, derrubando árvores extinguindo espécies e acreditando que  o Planeta está ai para nos servir Nas Igrejas atuais temos vistos ensinamentos que dizem que devemos exigir de Deus, devemos "colocar Deus na parede" até conquistar o que é nosso por direito. É uma espécie invertida de Evangelho, onde o Criador está a serviço da criatura, como o gênio da lâmpada.
Em pesquisas feitas sobre personalidade as pessoas são inquiridas sobre suas qualidades e defeitos:, e os principais defeitos que temos são: Perfeccionismo! Ninguém chato, invejoso, desonesto,arrogante, malicioso,indolente... somos todos bons demais!!! Esse é o nosso defeito!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FESTA JUNINA!

Ontem fui ao arraial de Lajeado, fazia um tempo que não ia ver as quadrilhas dançarem nas festas juninas. O povo do norte e nordeste brasile...