domingo, 7 de junho de 2015

O QUE É A VERDADE?









Uma das frases mais citadas na Bíblia é aquela  que está no Evangelho de João Cap 14.verso 6 " Eu sou o caminho A Verdade e a Vida" A grande maioria dos cristãos sempre a cita em relação a pergunta : O que é a verdade? Para eles não há dúvidas , pois a verdade é Cristo.
No entanto, mais adiante veremos esta mesma pergunta sendo feita por Pilatos, governador da Judeia a um Jesus Cristo preso e humilhado: O que é a Verdade? Cristo, infelizmente neste momento preferiu ficar em silêncio. E por quê? Há muitas conjecturas a respeito do silêncio de Cristo, alguns vendo nele a certeza de que a Verdade não deve ser revelada a todos, e que aquele não era o momento de Pilatos  conhecê-la.
De qualquer maneira a pergunta ainda ressoa em nossos tempos, e milhões de pessoas ainda a buscam e muito poucos a encontram, e quando a encontram parece-me mais se tratar de uma situação pessoal do que propriamente um principio absoluto. 
A etimologia de Verdade é Véritas em latim, significando verdade, realidade, aquilo que é certo e Aletheia em grego, como aquilo que é descoberto, revelado. Também podemos  falar sobre o conceito de Verdade do Iluminismo  que tem a ver com a objetividade dos fatos, que está ligado a experiência empírica.Verdade para os iluministas era o que poderia ser provado, experimentado.
Mas então podemos dizer que existem verdades absolutas? Acredito que sim, dentro de alguns contextos. Posso afirmar que o corpo físico vai envelhecer e morrer, que a água molha, que o fogo queima, que a Terra é ovoide, que o céu é azul, que o DNA é a receita de cada ser humano, que o quadrado tem 4 lados.... Todas essas são verdades absolutas. Em qualquer lugar do mundo sabemos que isso é fato. 
Não podemos dizer o mesmo em relação a crenças religiosas. Deus é uma ideia absoluta? Não, pois há muitas pessoas no mundo que não acreditam em Deus. Deus é uma verdade para muitas crenças, mas então seria uma verdade subjetiva a cada fiel.
A partir dessa compreensão as verdades subjetivas estão relacionadas com a perspectiva de cada pessoa, seus pontos de vista, suas ideologias, a maneira como percebe e vivencia o mundo.
Gerar essa compreensão nas pessoas é um desafio válido, pois com certeza suavizaria muitos conflitos religiosos, étnicos e transformaria a Verdade em algo mais funcional, que fosse importante para determinado ciclo ou tempo histórico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FESTA JUNINA!

Ontem fui ao arraial de Lajeado, fazia um tempo que não ia ver as quadrilhas dançarem nas festas juninas. O povo do norte e nordeste brasile...