sábado, 23 de maio de 2015

ÁRVORE OU FLORESTA.....










Já escrevi em posts anteriores, sobre a facilidade que muitas pessoas tem, de fazer análises das situações em que vivemos. No futebol, todos são técnicos da seleção, cada um pensa que pode dar opiniões e que essas opiniões são certas. Outros , no trabalho, imaginam ter a receita ideal para fazer com que tudo funcione da melhor maneira possível. Em casa, os salvadores da Pátria tem a solução para as crises familiares. Na Igreja , alguns líderes acreditam que a receita de sucesso para um , serve para todos.
É claro que sempre há muito boa vontade em todos esses comportamentos , e isso é positivo, mas não suficiente, afinal de boas intenções, o inferno está cheio.
Temos um modelo de pensamento, que sempre parte de uma causa e linearmente alcança um efeito, e essa maneira de pensar está presente em nossa cultura ocidental de forma muito poderosa. 
No entanto , existem situações em que este pensamento, ou esse modelo de enxergar o mundo não funciona tão bem assim. 
Para situações mais simples,  tudo se resume a causas e efeitos, num esquema linear. Mas existem situações complexas onde ocorrem diversas variáveis que terminam por tornar inviável uma visão linear.
Como analisar o clima, as populações, a Bolsa de Valores? O comportamento desses sistemas , demonstra que há muitas causas operando dentro da situação e então precisamos de outras ferramentas mentais para dar conta do problema.
Temos que desenvolver uma visão totalizante, perceber o texto dentro do contexto, abrir e ampliar nossas mentes para o fato de que o mundo é formado por uma teia de relações que estão se retroalimentando constantemente.
É desenvolver o olhar para perceber a árvore, mas também perceber que um conjunto de árvores forma uma floresta, e que árvore e floresta estão todos dentro de um sistema muito maior que se chama Universo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FESTA JUNINA!

Ontem fui ao arraial de Lajeado, fazia um tempo que não ia ver as quadrilhas dançarem nas festas juninas. O povo do norte e nordeste brasile...