segunda-feira, 18 de maio de 2015

A CULPA NÃO É DAS ESTRELAS


A existência precede a essência é sem dúvida a frase que mais define a filosofia existencialista proposta por Jean Paul Sartre. A partir dessa ideia, podemos pensar que viemos a esse mundo sem nenhuma "natureza humana"despojados de qualquer base para que possamos sobreviver. Portanto somos um vir a ser. um  projeto inacabado,um lançar-se e fazer-se no mundo
O peso dessa afirmação é tremendo, pois coloca em nós toda a responsabilidade por nossas escolhas e ações. O mesmo Sartre dirá mais tarde: O homem é condenado a liberdade.
É claro que está é apenas uma, dentre centenas de visões de mundo que temos  a nossa disposição e que portanto norteará todo um sistema ético , que com certeza será muito diferente de outros paradigmas.
Por isso é que não posso afirmar nada, em função de que,  desde o início da história humana, o homem tem forjado ideias e conceitos e vive por eles. No entanto, cada cultura tem uma maneira de perceber o mundo, a vida em sociedade, á ética, e não podemos falar em uma ética universal, mas em muitas éticas, até ao ponto de se dizer que cada indivíduo deveria criar sua própria ética, ao invés de copiar modelos prontos.
Infelizmente não é o que temos presenciado em nosso mundo, pois a maioria das pessoas são limitadas cognitivamente, devido a maneira como são educadas dentro da sociedade, e portanto só conseguem  se adaptar a modelos prontos, e que de preferência,  transfiram responsabilidades a outras pessoas, ou a um Deus,  ao Estado, ou um grande Líder. Sempre queremos encontrar culpados pelas mazelas que vivemos.
Há poucos dias assisti um filme interessantíssimo: A culpa é das estrelas. O título é sugestivo, pois os dois protagonistas da trama são adolescentes que estão com câncer no auge de sua existência e que sabem, irão morrer logo. E então de quem seria a culpa? Dos astros? Shakespeare em um de seus escritos assim se expressa: "Brutus a culpa não é das estrelas mas de nós que consentimos em ser inferiores"
Certo, que há muitos mistérios... Por que crianças morrem tão cedo vítimas de doenças como o câncer? Por que há tanto sofrimento , principalmente em criaturas inocentes? Há muitas coisas para as quais não temos respostas, mas com certeza a maioria de nossos problemas foram criados pela maneira como gerenciamos nossas vidas, tomamos nossas escolhas e pensamos e agimos. O ser humano precisa crescer , precisa tomar em suas mãos a responsabilidade pelos seus caminhos e compreender que para cada escolha existe uma consequência e que precisa ser aceita seja ela boa ou má!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FESTA JUNINA!

Ontem fui ao arraial de Lajeado, fazia um tempo que não ia ver as quadrilhas dançarem nas festas juninas. O povo do norte e nordeste brasile...