quinta-feira, 11 de setembro de 2014

A NATUREZA NOS RENOVA

A intensidade da vida em sociedade nos conduz a extremos . O ritmo a que temos que nos submeter para dar conta de todos nossos sonhos e desejos está além do que nosso cérebro e nosso corpo é  projetado para suportar.
O estresse em doses pequenas é até um agente motivador, segundo a opinião de vários médicos, mas quando esse estresse começa a desequilibrar nosso organismo , fazendo com que o mesmo produza hormônios  como a adrenalina e a noradrenalina que aumentam o ritmo cardíaco, a pressão sanguínea entre outros sintomas, esse estresse começa a ser prejudicial ao ser humano.
Não vivemos mais nas selvas, não somos mais caçadores, mas ao mesmo tempo os desafios, apesar de diferentes são tão grandes quanto os que nossos antepassados enfrentaram nas savanas africanas.
Grande parte das enfermidades que nos acometem nos dias atuais como as cardiopatias, o câncer, as doenças crônicas são motivadas por esse ritmo alucinante em que estamos envolvidos.
A tecnologia também nos insere em uma realidade em que não conseguimos mais nos "desconectar", pois mesmo longe de nossos lares, nosso trabalho, continuamos plugados no mundo através dos celulares, dos tablets...........
Allan Percy em seu livro Nietzsche para estressados usa uma máxima do filósofo para pontuar a questão da ansiedade e estresse, apontando um caminho para nos livrarmos desse mal: A Natureza.
É nela que encontraremos nossa essência, que ao sentirmos o cheiro da terra, e caminharmos com os pés descalços, e vermos a beleza da fauna e flora, e sermos embalados pelo canto dos pássaros e pequemos insetos , sentiremos um novo ânimo um desabrochar de nossas forças. "Nós nos sentimos bem em meio a Natureza porque ela não nos julga. Em sociedade temos papéis a interpretar, a de agradar pessoas, mas na Natureza alcançamos a autentiticidade, não precisamos agradar. apenas Ser!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FESTA JUNINA!

Ontem fui ao arraial de Lajeado, fazia um tempo que não ia ver as quadrilhas dançarem nas festas juninas. O povo do norte e nordeste brasile...